13 Passos Para Trocar o Pneu do Carro Com Segurança

 Parece um assunto irrelevante, mas a verdade é que muitas pessoas não sabem como trocar o pneu do carro ou até mesmo nunca precisaram executar essa tarefa e por isso acabam passando sufoco quando isso acontece.

E você sabe como trocar o pneu do carro com segurança?

Bom, se depender apenas do curso de formação de condutores acredito que não, mas apenas a título de conhecimento saiba que a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 7.787/17, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual inclui procedimentos para emergências, inclusive a troca de pneus.

Você pode acompanhar a proposta completa por meio deste link: Projeto de lei nº 7.787;

Provavelmente seu carro já furou o pneu alguma vez e se isso não aconteceu pode acontecer um dia, afinal de contas quem tem carro está sujeito a diversos eventos imprevisíveis.

13 Passos Para Trocar o Pneu do Carro Com Segurança

como-trocar-o-pneu-do-carro-com-seguranca

Antes de iniciar o procedimento de troca do pneu é fundamental que você adote algumas medidas de segurança básicas:

1 - Primeiramente, lembrando que quando notamos alguma coisa de anormal em nosso carro, devemos com cuidado reduzir a velocidade do mesmo, ligar a sinalização de segurança e procurar um local mais adequado e seguro para estacionar;

2 - Efetuada a parada com segurança, além de estar com o pisca alerta ligado, devemos sinalizar que estamos parados por meio do triângulo de segurança, que segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), deve ser colocado na parte de traz do carro a uma distância mínima de 30 (trinta) metros.

Caminhando normalmente, dois passos equivalem a um metro, aproximadamente.

O objetivo é ser visto pelos outros motoristas, e feito isso vamos iniciar os procedimentos de troca do pneu, lembrando que o carro deve estar estacionado em local plano. Então, prosssiga com a troca.

Caso não seja uma via com movimento intenso ou você está com horário marcado, se possível, telefone à alguém e comunique seu atraso, assim você poderá efetuar os procedimentos com mais tranquilidade e segurança.

3 - Não esqueça de acionar o freio de mão e deixar o carro engatado, pode ser em primeira marcha. Se você quiser garantir ainda mais a sua segurança, pode colocar um calço, ou até mesmo uma pedra, em um dos outros pneus que não estiver furado;

4 - Procure manter em seu carro uma luva de proteção, pois não ocupa muito espaço e será muito útil em uma situação como essa;

5 - Retire do carro todos os itens que serão necessários: o pneu, o macaco e a chave e deixe-os em local próximo de você;

6 - Apenas afrouxe os parafusos com a chave adequada que pode ser em formato “L” ou “Cruz”;

7 - Coloque o macaco e levante o carro até uma altura suficiente para a retirada do pneu furado;

8 - Retire os parafusos completamente;

9 - Efetue e remoção do pneu;

10 - Recoloque o pneu sobressalente e depois os parafusos até que fiquem fixados de maneira firme;

11 - Solte o macaco lentamente até que o pneu esteja totalmente encostado no chão;

12 - Efetue o aperto completo em todos os parafusos com auxílio da chave;

13 - Recolha e guarde seus equipamentos;

Cuidados que devem ser tomados com os pneus do carro

Alguns cuidados devem ser observados antes e durante a viagem, incluindo uma atenção especial com os pneus, afinal de contas eles são como "sapatos para o seu carro" e você não quer que eles estejam rasgados ou furados não é mesmo?

Além do mais, você precisa saber que os pneus detém relação direta com a segurança, por isso é importante, além de manter uma revisão regular em seu carro, que você observe seus pneus regulamente.

Agora que você já viu como trocar o pneu do carro com segurança, fique atento com alguns cuidados que também devem ser observados para manter a qualidade e durabilidade dos pneus do seu carro. Veja:

Balanceamento e geometria

Efetue o balanceamento e a geometria dos pneus do carro antes de viajar.

Além de manter um tempo de vida útil maior, o carro andara mais suavemente e seguro;

Calibração dos pneus

Os pneus devem ser calibrados de acordo com o fabricante e você pode encontrar essas informações no manual do proprietário ou na parte interna da porta que pode ser vista somente quando esta estiver aberta, e lembre-se que esse valor varia de carro para carro.

Outro ponto importante é saber que a calibragem deve ser feita com os pneus frios.

Dica:

Você pode abastecer o carro e calibrar os pneus um dia antes de pegar a estrada, principalmente se você prefere viajar cedinho; 

Sempre que realizar a calibragem dos pneus, não esqueça de revisar e calibrar o pneu sobressalente, pois ele pode salvar a sua viagem caso ocorra algum imprevisto;

Além disso, toda vez que efetuar a troca de um pneu furado, não esqueça de consertá-lo assim que possível, pois dessa firma não correrá o risco de esquecer.

Dica Importante!

Não exceda a velocidade, pois o pneu sobressalente não estará nas mesmas condições dos demais, tendo em vista o tempo que fica aguardando para uso.

Espero que sua viagem seja para aliviar o estresse e não para aumentar, então previna-se.

Para Saber Mais Faça Uma Visita:

Espero que você tenha gostado desse conteúdo…

Se gostou do que leu e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe com seus amigos e colegas.

Comentários